Ponte sobre o rio Douro

A ponte sobre o rio Douro é constituída por dois tabuleiros paralelos e independentes, formando duas estruturas do tipo viga contínua com seis tramos cada uma. A modelação de vãos é de 65,0 + 115,0 + 3 x 150,0 + 100,0 perfazendo um comprimento de 730,0m. 

Os tabuleiros em viga-caixão e de altura variável, são construídos a partir das aduelas de encabeçamento dos pilares, com 7,0m, por troços de 5,0m betonados em consola e avançando sempre simetricamente em relação ao eixo dos pilares. Os troços de ligação aos encontros são construídos com recurso a cavaletes apoiados no solo. 

Os pilares, um por eixo de apoio de cada tabuleiro, são em betão armado com secção transversal oca e com alturas que variam entre 20 a 40m. Os pilares transmitem os esforços aos terrenos através de fundações indirectas por intermédio de nove estacas nos pilares localizados no rio e fundações directas nos restantes pilares. 

A estrutura de protecção dos pilares da ponte para o embate de navios consiste num maciço em betão armado em toda a altura de um possível embate, o qual interliga os pilares do mesmo alinhamento e funciona, simultaneamente, como maciço de encabeçamento das estacas. A sua construção realizou-se com recurso a caixotões pré-fabricados, de forma a servirem de cofragem para a betonagem de todo o seu volume final. 

A construção da obra terminou em Agosto de 2010.

X