Ponte da Barra do Dande A ponte da Barra do Dande, na estrada que liga Luanda ao Ambriz, é constituída por uma superestrutura contínua de 4 tramos, formada por um tabuleiro em laje vigada de betão armado e pré-esforçado apoiado em pilares/estaca e nos encontros. A obra, com um comprimento total de 105,0m, tem a seguinte modelação de vãos 25 + 25 + 30 + 25m e tem uma plataforma com 10,35m de largura. 

O tabuleiro foi construído tramo-a-tramo com o auxílio de cavaletes apoiados em aterro, tendo o tramo de 30m sido executado através da suspensão de uma estrutura apoiada nas consolas dos tramos adjacentes previamente betonados. 

Os pilares/estaca, de forma circular e com 1,2m de diâmetro, são em betão armado e em número de dois por cada eixo de apoio do tabuleiro. 

Esta ponte, que foi a primeira obra nova construída em Angola com projecto da Armando Rito Engenharia, foi concluída em Setembro de 2007, restabelecendo a circulação automóvel entre a Barra do Dande e o Ambriz que se encontrava interrompida desde os anos 70, depois de a antiga ponte ter sido parcialmente destruída.
X