Ponte sobre o rio Cubal da Hanha A ponte sobre o rio Cubal da Hanha situa-se na estrada que estabelece a ligação entre Benguela e o Huambo, junto à localidade do Cubal, em Angola. 
Trata-se de um atravessamento com 130m de comprimento que substitui a ponte original destruída nos tempos de guerra e restabelece a circulação neste importante eixo viário. 

Face aos condicionamentos geotécnicos e hidrológicos e ao panorama actual de reconstrução da rede viária em Angola, foi desenvolvida uma solução de tabuleiro em laje vigada, destinado a ser construído pelo método de lançamento incremental (poussage). Adoptou-se, assim, uma solução de execução célere e económica, garantindo a eficiência estrutural e minimizando as intervenções no leito do rio, num local que se caracteriza pela ocorrência de caudais elevados, em particular na época das cheias que, ocasionalmente, atingem níveis extraordinários. Este processo construtivo, em obras de betão, foi introduzido em Angola com a realização desta obra.

A superstrutura da ponte é composta por um tabuleiro constituído por duas vigas longitudinais, em betão armado e pré-esforçado, dividido em dois vãos extremos de 20m e três vãos centrais de 30m. A altura máxima a que se desenvolve a rasante é de cerca de 10m. 

Os pilares, um por eixo de apoio do tabuleiro, possuem fustes em betão armado com uma secção transversal constante, com fundações directas por intermédio de sapatas. 

A construção da obra terminou em Outubro de 2009.
X