Ponte sobre o rio Tua A ponte vence o vale do Tua a uma altura máxima de cerca de 140 metros, cruzando a linha férrea do Tua e, com a construção da futura barragem da Foz do Tua, ficará situada sobre a albufeira. Devido à climatologia de vento na zona, foram introduzidas barreiras de protecção com peças deflectoras para minimizar a interferência do vento com a circulação rodoviária.
A superstrutura é constituída por um tabuleiro em viga-caixão de três tramos, com um vão central de 220m e dois vãos extremos de 140m, perfazendo um comprimento total de 500m entre eixos de apoio nos encontros.
O tabuleiro, em betão armado e pré-esforçado, e foi construído por avanços em consola por troços de 5,0m.
O pilar Sul atinge os 90m de altura, tem fuste tubular de secção constante num troço superior e o necessário acréscimo de secção na zona inferior conferido pelas dimensões variáveis das suas nervuras de canto. O pilar Norte, com 55m de altura, é idêntico ao pilar Sul mas tem secção constante ao longo de todo o fuste.
O tabuleiro está monoliticamente ligado aos pilares e apoia nos encontros através de aparelhos do tipo “pot-bearing”.
As fundações são directas em formações de granitos e xistos.
A obra foi iniciada em Maio de 2010 e foi aberta ao tráfego em Abril de 2012.
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