Nova ponte da Barra do Kwanza A ponte da Barra do Kwanza, a cerca de 80km a Sul de Luanda na estrada que liga Luanda ao Lobito, é atirantada, de suspensão total, com configuração do tipo misto entre o leque e a harpa. O vão principal da ponte é de 300m e os dois vãos laterais têm 126m cada um. Tem ainda 2 vãos extremos de 35m, perfazendo um comprimento de 622m e é totalmente contínua com juntas de dilatação apenas nos encontros. 

As torres, com 95m de altura, têm uma geometria em forma de “A”. Os solos de fundação são constituídos por aluviões arenosas e argilosas de espessura variável, atingindo profundidades até aos 65m, repousando sobre um substrato composto por areias compactas. As estacas de fundação têm diâmetros de 1,50m. 

O tabuleiro é constituído por duas nervuras longitudinais em betão armado e pré-esforçado, ligadas entre si por uma laje em betão armado e por carlingas metálicas afastadas de 4 em 4m. 

Os tirantes, dispostos em dois planos, são constituídos por feixes paralelos de cordões de aço de pré-esforço. Ligam-se às torres atravessando-as através de selas, excepto nos dois primeiros em que as ancoragens são tradicionais. 

A estrutura será integralmente betonada “in situ”. 

A ponte encontra-se actualmente em fase de Concurso para a selecção da empresa construtora.
X