Ponte sobre o rio Longa A ponte atravessa o rio Longa a cerca de 40km a Norte de Porto Amboím, na estrada que liga Luanda ao Lobito. 

A ponte é em arco metálico “bow-string” que suspende um tabuleiro muito esbelto através de pendurais, contínua com os dois viadutos de acesso em ambas as margens do rio. O vão principal da ponte é de 106m e os vãos correntes dos viadutos são de 35m, perfazendo um comprimento de 547m e é totalmente contínua, com juntas de dilatação apenas nos encontros. 

Os arcos, circulares, são de secção oca rectangular, inclinados transversalmente para o interior do tabuleiro e contraventados na sua parte superior por travessas ocas e rectangulares, cruzadas em X. O tabuleiro, com cerca de 28m de largura máxima, é constituído por duas nervuras longitudinais em betão armado e pré-esforçado, ligadas entre si por uma laje em betão armado e por carlingas metálicas. 

Os viadutos de acesso têm tabuleiros em laje vigada assente sobre pilares de forma elíptica. Os solos de fundação são constituídos por aluviões arenosas e argilosas de espessura variável. As estacas de fundação têm diâmetros de 1,20m. 

A infraestrutura e os tabuleiros são integralmente betonados “in situ”. 

Aguarda-se o Concurso para a selecção da empresa construtora.
X