A Ponte Randselva, que atravessa o rio com o mesmo nome, situa-se na cidade de Hønefoss, cerca de 60km a noroeste de Oslo, a capital da Noruega, servindo a auto-estrada E16 que segue para a Suécia.
A ponte é uma superestrutura contínua com sete tramos e um comprimento total de 634m numa curva suave sob um vale profundo atravessando o rio, o caminho-de-ferro, algumas estradas e florestas. O tabuleiro em viga-caixão atinge uma altura máxima de 55m e assenta em 4 tipos de fundação diferentes. A ponte está a ser construída com recurso a um cimbre auto-lançável nos tramos laterais de 60m e por avanços sucessivos no tramo principal de 194m.
A obra apresenta condicionamentos geológicos muito relevantes, no entanto, o maior desafio foi desenvolver um projecto apenas com base em modelos digitais 3D, um requisito da Administração Publica de Estradas Norueguesa.
Estando à altura do desafio, a Armando Rito Engenharia, juntamente com a equipa da Sweco, entregou um modelo BIM com mais de 200.000 secções de armaduras a serem colocadas em 200 fases de betonagem e com mais de 200 cabos de pré-esforço. Com este fluxo de projecto sem desenhos, verificou-se haver um melhor entendimento do âmbito do trabalho tanto durante o planeamento como durante a construção e uma maior flexibilidade para fazer alterações de projecto devido ao uso de um modelo paramétrico. Conseguiu-se ainda uma melhor antecipação e controlo de incompatibilidades habitualmente resolvidas na frente de obra, e uma eficaz colaboração além-fronteiras, tendo 95% da informação sido partilhada por todos os intervenientes no processo através de ficheiros IFC.
Esta é actualmente a maior ponte projectada e construída sem desenhos, tendo-lhe sido atribuído o prémio de Melhor Projecto BIM de 2020. A experiência adquirida com o projecto da Ponte Randselva mostra que o elevado nível de detalhe utilizado no modelo BIM permitiu uma melhor normalização no fabrico das armaduras e reduziu significativamente as dúvidas e pedidos de alterações durante a fase de obra. Por outro lado, esta metodologia trará também ganhos significativos do ponto de vista operacional e da manutenção desta ponte.