A albufeira do Escalão de Jusante do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor (AHBS) submergiu o troço da EN102 / EM325 sobranceiro ao rio Sabor, incluindo a existente ponte da Portela, o que obrigou ao restabelecimento de 3.6km destas vias rodoviárias e à definição de uma nova ligação entre as margens do rio Sabor.
A ligação entre as duas margens passou a ser feita através de uma nova obra com tabuleiro em viga-caixão de altura variável, construído por avanços sucessivos em consola.
A superstrutura tem um tramo central de central 120m e dois extremos 74m, perfazendo um comprimento total de 268m entre eixos de apoio nos encontros. Os dois pilares, com uma altura da ordem dos 40m no mais alto, encastram no tabuleiro e têm uma configuração idêntica, que é continuada em altura por apenas duas esbeltas lâminas paralelas em betão armado e pré-esforçado. As fundações são directas em xistos e metagrauvaques.
Os níveis de armazenamento da futura Albufeira do Sabor atingirão cotas em que a água se situará nas zonas das lâminas dos pilares do que resultará uma elegante e invulgar integração paisagística da ponte nesta albufeira.
Os estudos desenvolvidos compreenderam não só o traçado e a obra de arte que lhe está associada, mas também todo o conjunto de especialidades que está inerente a um projecto desta natureza, como sejam a drenagem, a pavimentação, as vedações, os serviços afectados, a iluminação, a sinalização e segurança e a integração paisagística.